Inovação, tecnologia, disrupção e impacto real na vida das pessoas. Estas são características atribuídas ao modelo de negócio das startups ao redor do mundo.
Mas, para se consolidar neste cenário alguns passos devem ser dados. O último destes, o mais almejado por todo e qualquer empreendedor, é tornar o seu sonho em uma empresa unicórnio.
Vários são os exemplos no cenário nacional e internacional de empresas com modelo de startup que alcançaram esta colocação. Mas, qual o segredo das empresas unicórnio?
Pensando nesta questão, nosso time de especialistas desenvolveu este artigo abordando o conceito de empresa unicórnio, a trajetória e cases de sucesso, de modo que seja possível compreender o segredo por trás dessa raridade no mundo dos negócios.
Tenha uma ótima leitura!
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O que são empresas unicórnio no universo das startups?
Startups são empresas que adotam modelo de negócio fundamentado na disrupção e na adoção de tecnologias para superar desafios e solucionar dores reais. Podem estar presentes em diversos segmentos, como educação, saúde ou agronegócio.
Neste universo inovador, existem aquelas empresas que se destacam de maneira extraordinária. A partir das soluções apresentadas, da maneira como foram geridas e dos potenciais que apresentam são consideradas empresas unicórnio.
Estas empresas se caracterizam, sobretudo, por um potencial de escalabilidade e de crescimento surpreendente. Mas a disrupção e escalabilidade não são os únicos fatores que caracterizam uma empresa unicórnio.
Na lógica de desenvolvimento das startups, o status de unicórnio representa um dos estágio mais avançados de maturidade e rentabilidade da empresa. Evidentemente, estes quesitos impactam no valuation da empresa: para ser unicórnio, deve ser avaliada em US$1 bilhão.
Por isso, o termo cunhado por Aileen Lee, Founder da Cowboy Venture, é assertivo.Para alcançarem este local, no mínimo, devem passar pela etapa de scale ups que pressupõe um crescimento anual de 20% pelo menos durante três anos.
Este crescimento pode se dar na ampliação de pessoal ou receita. Além deste aspecto, para se alcançar este estágio a startup já se encontra no processo consolidado de escalabilidade. Momento em que o crescimento em receita não é acompanhado proporcionalmente em despesas.
Em artigo datado de 2009, Lee estima que somente cerca de 0,07% das startups alcançam a condição de unicórnio. Ou seja, um número expressivamente reduzido e que, por este motivo, se apresentam tão raras como o animal mitológico.
Deste modo, podemos elencar algumas das principais características de uma empresa unicórnio.
- Valuation igual ou superior a US$ 1 bilhão;
- Impacto e disrupção das solução da startup;
- Maturação da empresa e escalabilidade;
- Crescimento como scale ups;
- Raridade.
Como exemplo de unicórnio, no Brasil temos a Nubank com fintech que revolucionou o mercado financeiro tornando-se um dos bancos mais valiosos da América Latina. Entre outras, a Uber, Neon, Quinto-Andar figuram entre empresas unicórnio que revolucionaram seus segmentos.
Mas, qual o segredo por trás do sucesso de uma empresa unicórnio?
De startup à empresa unicórnio
Alcançar uma avaliação acima da casa dos bilhões de dólares não é nada fácil. No entanto, esta é uma das metas de toda e qualquer startup: escalabilidade suficiente para que a rentabilidade do negócio possibilite alcançar o estágio de unicórnio.
Por exemplo, a citada fintech Nubank se iniciou com uma dor identificada por um de seus fundadores. O colombiano David Vélez relata que, no ano de 2012, quis abrir uma conta em um dos maiores bancos do Brasil. Todo o processo demorou quatro meses.
Identificando a morosidade na abertura da conta, assim como a incompatibilidade dos serviços e benefícios ofertados pela instituição financeira com os valores de serviços e demais taxas cobradas, Vélez realizou uma verdadeira revolução no setor bancário.
No entanto, David Vélez não era um marinheiro de primeira viagem. Formado em engenharia e finanças em Stanford, com passagem pelas gigantes Goldman Sachs e Morgan Stanley, Vélez detinha expertise de mercado, visão e os sócios certos.
Ao lado de Cristina Junqueira e Edward Wible, a Nubank saiu do estágio de ideação e, atualmente, figura entre as poucas empresas unicórnio espalhadas pelo globo.
Outro exemplo de estratégias adotadas na potencialização de startups em empresa unicórnio é abordado por Dan Senor e Saul Singer em Startup Nation acerca do polo de desenvolvimento de startups em Israel.
Diferentemente de iniciativas capitaneadas por um ou outro indivíduo atento a dores de mercado e com expertise de mercado para propor soluções disruptivas, o caso de Israel é singular uma vez que o próprio Estado se posiciona como um intermediador.
Deste movimento surgiram as gigantes Wix e Palo Alto Networks, ambas aceleradas com investimento do Estado de Israel. Ou seja, posicionando-se como um venture. Estas iniciativas se dão ao âmbito do conceito de hélice tripla: estado, indústria e universidade.
Mas, o que há de comum entre estes dois exemplos de startups alçadas à condição de empresa unicórnio?
O segredo por trás de um unicórnio
Tanto a Nubank, de iniciativa eminentemente empreendedora individual, assim como as gigantes de Israel, compartilham do mesmo processo. Estas empresas se iniciam, por vezes, na idealização de uma solução tangível e objetiva de uma dor de mercado.
A partir desta identificação e ideação de uma solução, percorrem os estágios de validação de mercado, tração e scale-up. Neste percurso, investidores privados, incubadoras, aceleradoras ou programas estatais podem impulsionar o desenvolvimento da empresa.
No entanto, dados recentes da Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS) indicam que 69% das startups brasileiras apresentam faturamento anual bruto de R$50.000,00. Sendo que somente 45% já participaram de programas de aceleração e incubação.
Ou seja, o caminho em solo brasileiro pode ser mais árido que em Israel. David Vélez contou com sua expertise, sua visão e de um aporte de capital de aproximadamente US$1 milhão para iniciar a atual empresa multi-bilionária.
Mas, não desanime. Algumas estratégias podem ser tomadas em vista quando se pensa na escalabilidade e potencialidade de sua startup em uma empresa unicórnio.
- Paciência: aproximadamente 63% das startups contam com somente cinco pessoas. Crescer demanda paciência;
- Resiliência: apesar de baseada em modelos inovativos, as startups não são imunes às oscilações inerentes no mercado. Saiba sobreviver para alcançar o tão sonhado título de empresa unicórnio;
- Cooperação: gerir um negócio, mesmo que no modelo de startup, requer sabedoria e inteligência. Conte com especialistas em contabilidade, gestão, marketing, branding e demais áreas correlatas;
- Investimento: saiba balancear a relação entre inovação e investimento. Considere os exemplos da Amazon e da Nubank que aportam valores expressivos para se manterem entre os maiores de seus segmentos, mesmo com balanços negativos.
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O caminho até alcançar o posto de unicórnio é articulado por diversas fases. No entanto, caminhar sozinho nunca é uma boa alternativa. Seja no momento de definição de um MVP ou mesmo na hora da partilha de lucros da empresa, conte com a Partwork!
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