Empreender por meio da tecnologia, apresentando soluções inovadoras e disruptivas é o papel das startups. Modelos de negócio que se fundamentam na inovação, escalabilidade e impacto. 

No entanto, como toda e qualquer empresa, uma startup necessita seguir alguns passos. Um deles é estar sempre atento às ações de gestão financeira para Startups. Isto é, não apenas romper barreiras, mas assegurar que o caminho seja assertivo.  

Pensando nisso, nosso time elaborou este artigo abordando as características do modelo de negócio startup, a gestão financeira nestas empresas e como a Partwork pode auxiliar neste processo.

Saiba também sobre: CFO as a service.

Boa leitura!

Quais são as principais característica do modelo startups 

As startups são empresas cuja inovação, por meio da tecnologia, são pontos fundamentais em suas soluções, ecossistema e cultura empreendedora. 

De acordo com a Associação Brasileira de Startup, a definição para este modelo de negócio se dá pelas características ágeis e enxutas (Lean Startup), operando de forma escalável, com alto valor agregado e com propósito de solucionar um problema real. 

Já para estudiosos, as startups poderiam ser classificadas como empresas estruturadas com base tecnológica e que desenham, estrategicamente, um posicionamento de mercado articulado por valores disruptivos e inovadores.

Apesar de demonstrarem, por vezes, uma certa resistência à longevidade como modelo de negócio, estas empresas têm um grande potencial de crescimento e escalabilidade de suas soluções e produtos.

Esta característica torna todo o ecossistema startup extremamente atrativo à alocação de capitais por meio de investidores-anjo, aceleradoras ou ventures que identificam um potencial e assertivamente apostam na ruptura proposta pela startup.

No entanto, esse modelo empresarial também apresenta alguns pontos de atenção. Um deles, por exemplo, é a recorrência de bootstrapping como maneira de se aportar investimentos iniciais. 

Quando mal avaliado, este processo pode representar riscos à saúde financeira tanto da empresa quanto de seus sócios e idealizadores.

Além deste aspecto, por vezes a rotina contábil, fiscal e tributária fica à cargo de atividades quase que exclusivamente assessorias ao modelo de negócio. 

Se, por um lado, arriscar e ser inovador é um dos valores da cultura startup, por outro, um maior controle e assertividade na gestão financeira é necessário para que, além de romper barreiras, a empresa seja lucrativa e rentável. 

Mas, como pensar uma gestão financeira para startups que seja alinhada à inovação e, ao mesmo tempo, metódica e procedimental?

Saiba também sobre: Contabilidade para startup em São Paulo-SP: por que ela precisa ser especializada?

Gestão financeira em startups: como fazer

Como qualquer empresa, uma startup demanda um tipo de atenção aos procedimentos burocráticos exigidos na legislação brasileira e pelas normas técnicas da Contabilidade.

Para as startups, recomenda-se que a inventividade e postura disruptiva adentrem somente o campo do desenvolvimento de soluções por meio da tecnologia. 

Ao controle e gestão financeira, cabe certa estabilidade a assertividade na maneira como lidar com o dia a dia de uma empresa: suas exigências burocráticas, seus procedimentos de controle financeiro, sua atenção à carga tributária e recolhimentos fiscais etc. 

Quando estas duas posturas se alinham (inovação e regularidade) é possível à startup otimizar ganhos, minimizar despesas e custos e possibilitar a escalabilidade e impacto que move o propósito do empreendimento.

Neste aspecto, procedimentos de balanço patrimonial, realização de Demonstrativos de Resultados do Exercício (DRE), administração de capitais e análise de fluxo de caixa, dentre outros,  devem seguir e se basear em métodos consolidados e padronizados.

Isto não implica, no entanto, que a relação entre contabilidade e inovação seja fechada. A ciência que fundamenta a contabilidade deve ser respeitada de maneira a atender às demandas de qualquer empresa.

Já a inovação e a forma como esses conhecimentos e seus procedimentos se relacionam com o universo das startups podem se dar em espaços inovativos, tecnológicos e escaláveis.

Neste aspecto, a gestão financeira para startups não segue outro caminho a não ser o de prezar pela saúde financeira, situação tributária e regularidade fiscal das startups. De modo que o propósito de impacto destas empresas seja verdadeiramente alcançado.

Conheça as soluções da Partwork para gestão financeira para startups e saiba por que contar conosco!

Saiba também sobre: Planejamento Tributário em startups: o que todo empreendedor precisa saber

https://partwork.com.br/contato/

Partwork: uma contabilidade ciente das transformações e necessidades do mundo contemporâneo 

Sabemos que mentes inquietas observam a realidade e propõem novas soluções, novas maneiras de viver e lidar com questões econômicas, sociais e produtivas. Esses empreendedores movem o mundo a outras realidades. 

Desse modo, a Partwork posiciona-se como uma aliada nessa transformação por meio de consultorias e assessorias em gestão financeira para startups. Auxiliamos empreendedores e suas iniciativas a saírem do papel e decolarem de maneira segura a assertiva. 

Veja os motivos de se contar com a Partwork na gestão financeira para startups.

Solidez e liability of newness

Todo e qualquer empreendimento que se inicia do zero sofre as consequências de possível rejeição do mercado. Normalmente, este tipo de resposta tem como fundamento o argumento de falta de experiência num determinado setor ou atividade.

Para as startup este entendimento de empreendimento junior, por mais que bem intencionado e proposto por profissionais senior, se traduz em limitações operacionais pela falta de histórico ou trajetória.

Este contexto é nomeado de “liability of newness”. Contar com uma equipe experiente e com sólida experiência de mercado diminui a rejeição do mercado às soluções propostas pela startup.

Desse modo, a Partwork se posiciona ao lado das startups que auxiliam, garantindo maior segurança para os investidores e para as operações desse modelo de negócio, garantindo uma boa gestão financeira para startups.

Assessoria e atração de investidores

Para atrair investidores de maneira objetiva é necessário a ajuda de profissionais que saibam realizar um valuation de forma assertiva, orientar para estratégias de precificação mais rentáveis e assegurar a regularidade fiscal e tributárias das ações da startup. 

Todos estes procedimentos são possíveis por meio da colaboração e parceria com contadores experientes e com longa trajetória de mercado, capazes de identificarem quais as melhores práticas financeiras e contábeis que auxiliem na atração de investidores. 

Avaliação de risco e Bootstrapping

Iniciar um empreendimento é sempre uma tarefa difícil, independente de qual o modelo de gestão e setor em que se enquadra. Para as startups esse procedimento implica, às vezes, alocar capitais pessoais dos sócios fundadores.

Esse procedimento, bootstrapping, quando realizado de maneira mal planejada pode gerar riscos severos à saúde financeira e segurança operacional da startup logo em seu início. Nesse momento é fundamental contar com o apoio de contadores. 

Saber avaliar quanto, como e quando alocar capitais é uma tarefa que pode ser realizada com acompanhamento de contadores experientes e capazes de avaliar a rentabilidade de seu investimento e assegurar o crescimento ideal da startup. 

Conte com a Partwork para startar seu negócio! 

A Partwork acredita que quando as organizações tomam conhecimento detalhado de toda a sua estrutura e operação financeira, melhor elas operam e melhor são os resultados obtidos. 

Desse modo, nos colocamos como intermediários e parceiros entre a situação atual de um empreendimento e seu local de chegada rentável, próspero e assertivo. 

Por isso temos como missão oferecer soluções contábeis ágeis e eficientes que resultam no crescimento econômico e sustentabilidade de nossos clientes e parceiros. 

A gestão financeira para startups é uma das nossas contribuições ao universo do startup no Brasil. Acreditamos neste modelo de negócio, dos impactos reais pelas soluções disruptivas e inovadoras e no potencial de crescimento dessas empresas. 

Entre em contato com a gente e converse com um de nossos consultores sobre gestão financeira para startups. E para saber mais sobre outras informações relevantes, acesse o nosso blog.

Aproveite para conferir: Atrair investimento para startups: como estruturar due diligence para conseguir investimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *