À medida que uma empresa cresce no mercado, a necessidade de expansão de setores, e de colaboradores e novas unidades se torna uma necessidade.

Dessa forma, garantir que os negócios cresçam com saúde financeira, organização e bom desempenho operacional demanda metodologias mais eficazes no sentido de gerir relatórios de performance, organizar dados e concentrá-los no mesmo ambiente, para assegurar a visão empreendedora da gestão. 

É nesse sentido que os ERPs se tornaram ferramentas aliadas de gestores visionários, assim como de empresas consolidados no mercado e até mesmo dos negócios de pequeno  porte, mas com grande potencial inventivo e escalabilidade

Por isso, elaboramos este artigo para você compreender como o uso de um ERP eficiente auxilia no crescimento da empresa. 

Boa Leitura!

O que é ERP?

A sigla para “Enterprise Resource Planning”, ou sistema integrado de gestão, trata-se de plataformas digitais de administração que favorecem o monitoramento de processos em tempo real, ainda que de forma remota.

Ainda, o grande volume de dados que as ERPs conseguem analisar em pouco espaço de tempo fornecem à gestão uma base de dados consistente para tomadas de decisão importantes para o futuro dos negócios. 

Portanto, os ERPs são tecnologias operacionais especificamente desenvolvidas para otimizar processos internos e promover a integração das atividades de diferentes setores estratégicos para os negócios, como:

Dessa forma,  por meio da centralização das informações em uma única plataforma, o fluxo de dados corporativos ganha mais eficiência, identificando e mitigando gargalos operacionais no processo. 

A simplificação no compartilhamento das informações elimina a divergência de dados e assegura aos administradores uma visão mais ampla do negócio na totalidade, em termos financeiros e de desempenho.

Dessa forma, utilizar as tecnologias ERP aliadas à sua empresa produz indicadores valiosos que garantem mais segurança no investimento em projetos arrojados e um crescimento sustentável.

Qual o papel de um ERP nas empresas?

Um sistema ERP simplifica e organiza o gerenciamento das informações de todas as frentes estratégicas da empresa, garante mais proteção aos dados sensíveis e favorece o controle e  acompanhamento dos processos para padronizar o uso de um mesmo software para todo o negócio. 

Isso previne duplicidade de informações, divergência de dados, incompatibilidade entre sistemas e  erros operacionais que comprometam a produtividade.

Alguns aspectos estratégicos para uma empresa na adoção de um ERP são:

Como o uso de um ERP eficiente auxilia no crescimento da empresa?

Agora que você já tem um panorama do que é um ERP e como ele auxilia no crescimento da empresa, desempenho de seus negócios, conheça algumas melhorias estratégicas de trabalhar com esta tecnologia aliada à sua empresa.

Controle e padronização de processos

Empresas têm um objetivo comum, mas são compartimentadas em suas estruturas. São setores, unidades e equipes separadas. 

O uso de mecanismos manuais e controle de documentos impressos torna os processos morosos e dificulta a apuração de dados. Imagine aferir notas fiscais recebidas e emitidas, quantitativos de vendas ou fluxo de caixa de cada unidade, setor ou colaborador de modo individual?

Com o suporte de uma ERP, sistemas podem ser programados para uma rápida compilação de dados, elaboração automatizada de estatísticas de desempenho e apuração de quantitativos, favorecendo a produção de planejamentos mais estratégicos, padronização de processos e otimização contínua de performance.

Otimização da produtividade

Como visto no tópico anterior, um ERP pode automatizar processos e otimizar o tempo de produção, além de reduzir o índice menor de falhas e retrabalho. Isso resulta em entregas em menor tempo e com muito mais qualidade. 

Em paralelo, as equipes têm menos desgaste com burocracias operacionais, tendo mais tempo disponível para atividades mais estratégicas e desenvolvimento de soluções inteligentes.

Ainda, a otimização do tempo e assertividade nas entregas favorece o fortalecimento da marca e a fidelização do consumidor.

Organização e integração de informações

Por fim, além de conferir mais organização para documentos, tornando-os de fácil localização e garantir mais segurança com o armazenamento digital, o uso de ERPs possibilitam a centralização de dados corporativos. 

Isso favorece que as informações se tornem de fácil acesso e leitura para todas as equipes. Esses sistemas permitem que as informações desejadas tenham acesso restrito a determinados indivíduos ou setores por meio do uso de senhas.

A integração de informações em uma única plataforma favorece a compreensão de gestores e equipes quanto ao desempenho e direcionamento dos negócios de modo sistêmico.  

Assim, amplia a compreensão dos objetivos da empresa, bem como de qual modo o trabalho que exercem se encaixa no propósito final da corporação. 

https://partwork.com.br/contato/

Conte com o suporte da Partwork Contabilidade!

Neste artigo, você conheceu diversas das vantagens de se adotar a tecnologia como aliada em sua empresa. Entretanto, esta é uma medida estratégica que demanda muito estudo de caso, do perfil de seus negócios, dos objetivos empreendedores e da real situação do momento da empresa. 

Existe uma diversidade de ERPs no mercado, para diferentes segmentos e portes de empresas. Para ser assertivo, conte com o suporte de consultivo de especialistas no assunto: fale com Partwork.

Nossos consultores especializados irão fazer uma verificação minuciosa de sua empresa e te auxiliar na escolha do ERP mais eficiente para auxiliar no crescimento da sua empresa.

Entre em contato conosco! Gostou deste artigo? Confira mais conteúdos como este em nosso blog e em nossas redes sociais!

Continue a leitura: Consultoria fiscal: o que faz e quais os benefícios de contratar o serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *