O aumento do investimento de capital exterior no Brasil atingiu um índice recorde no último ano, e só no primeiro semestre atingiu R$ 37,4 bilhões. Para se ter um panorama do que isso significa, o valor é maior que o acumulado de todo o período de 2018 a 2020.
A expectativa é que os avanços tecnológicos tragam cerca de 845 bilhões em investimentos no Brasil até 2024. Com isso, diversas empresas nacionais buscam estratégias para tornarem-se mais competitivas, buscando soluções para crescimento ou investimento estrutural em um curto espaço de tempo.
A ideia destes empreendedores é se diferenciar da concorrência e entrar no radar dos investidores. É neste cenário que as estratégias de M&A ganharam uma projeção nunca vista no país, batendo 1.659 transações só no primeiro semestre de 2022.
Quer saber mais sobre as operações M&A? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre os cuidados necessários e aspectos gerais para realização deste tipo de projeto.
O que são Operações M&A?
Os M&A tratam-se das operações de Mergers & Acquisitions — mais conhecidas por sua versão em português,“Fusões e Aquisições” –. Por meio delas, as empresas envolvidas conseguem ter mais flexibilidade para executar investimentos, criar mais projetos de expansão e aumentar a participação de mercado.
Por meio de transações em que uma Pessoa Jurídica realiza a compra — integral ou parcial — de outra empresa, ou juntas, estas integram-se, por meio do processo de fusão.
Quando realizadas parcialmente, o objeto da aquisição pode ser:
- Empreendimentos e estabelecimentos;
- Produtos ou patentes;
- Contratos;
- Carteira de clientes;
- Ações;
- Quotas;
- Tecnologias, dentre outros.
O propósito de negócios que passam por estas operações é o aumento da produtividade e desempenho operacional, ganhando em fortalecimento da marca e posicionamento de mercado.
Este processo garante a maximização de lucro, atrai a atenção de investidores e consolida uma série de outras vantagens estratégicas, como aumento do market share, aceleração da escalabilidade, aumentar a oferta de serviços e abarcar novos mercados, por exemplo.
Quais os tipos de M&A existem no mercado?
Para que operações M&A ocorram de modo eficaz e tragam os benefícios esperados para o negócio, é importante que as empresas envolvidas tenham um diagnóstico claro da real situação financeira que enfrentam.
Num segundo momento, é fundamental que realizem uma análise eficiente de mercado, escolhendo as parcerias e empresas relevantes para a lucratividade de suas operações de mercado e projeções de negócios.
Outro cuidado imprescindível é decidir pelo modelo correto de operações de M&A a serem adotadas.
Horizontal e complementar
As M&A horizontais são efetuadas entre empresas de porte similar, atuantes em um mesmo segmento, que trabalham com produtos ou serviços de mesmo tipo, ampliando, assim, sua abrangência no mercado.
A complementar ocorre quando este tipo de operação ocorre entre empresas cujas soluções se integram adicionalmente — como uma empresa de automóveis que adquira de uma assistência autorizada para veículos, por exemplo.
Vertical
O modelo vertical de M&A acontece entre empresas que participam da mesma cadeia de produção, mas em fases diferentes.
Um exemplo são negócios, indústrias que adquirem de fornecedores, ou transportadoras, por exemplo, incorporando-os no seu hub de serviços.
Private Equity
Este modelo de M&A geralmente ocorre quando uma empresa realiza a compra de outro negócio baseado em fundo de capital privado — ou parte deste — para impulsionar o valor da companhia.
O objetivo deste investimento em M&A é produzir lucro ao vendê-lo por valor acima do investido na aquisição.
Quais os cuidados necessários na hora de realizar uma operação de M&A?
Apesar de representarem tomadas de decisão altamente eficientes na produção de lucratividade para os negócios, as operações de M&A, demandam uma série de análises e medidas de ajuste prévio ao processo em diferentes frentes:
- Análises internas do próprio negócio;
- Estudos do perfil das empresas a serem adquiridas ou prospectos parceiros;
- Análises de conjuntura mercadológica contemporânea à compra e projeções para os próximos ciclos operacionais.
Ainda, deve-se realizar uma aferição de qual dos modelos de Operações M&A são os mais rentáveis para a realização do procedimento de venda ou compra de ativos e participações societárias de uma empresa-alvo.
Outras etapas se sucedem ao processo de apuração como estudos societários, planejamento fiscal e regulamentações para o que o processo possa ser realizado com o máximo compliance fiscal e financeiro, beneficiando as partes envolvidas sem embargos com o Fisco ou órgãos fiscalizadores.
Deste modo, o processo de planejamento, seleção e execução de operações de M&A demandam alguns cuidados especiais, eles são divididos em etapas estratégicas. São elas:
- Análise e preparação: neste momento as empresas interessadas em uma operação de M&A fazem a análise de empresas e em potencial e pesquisam eventuais parceiros.
- Levantamento do Valuation: processo pelo qual a eficiência financeira da operação de M&A é garantida, ao se identificar o valor de mercado da empresa a ser adquirida e avaliar, ainda, os riscos envolvidos, ao se projetar os fluxos de caixa futuros do negócio.
- Plano de execução: após realizar o valuation do negócio, é momento de realizar estudos sobre qual a operação M&A é a mais rentável de ser implementada, considerando os pontos fortes e frágeis de cada negócio.
- Due Diligence: Nesta etapa da M&A, investiga-se a regularidade fiscal, contábil, tributária e nas demais frentes de obrigação do empreendimento, a fim de assegurar que é economicamente seguro e lucrativo investir naquele negócio.
- Viabilidade jurídica: a participação de assessorias jurídicas é substancial para garantir a conformidade legal a todo o processo, verificado se não há conflitos de ordem jurídica, regulamentadora, em relação ao formato jurídico, do enquadramento tributário, atividades exercidas e outros aspectos.
- Por fim, estando todo o processo estiver correto e as operações M&A puderem concretizadas, é preciso, após a fusão, tomar medidas que irão garantir a organização interna e a regularidade do negócio, como a reorganização do quadro societário e o estabelecimento de estratégias para Integração de redesenho da cultura Organizacional.
- Vale lembrar, por fim, que a escolha do tipo de operação M&A deve ser tomada com base no objetivo de mercado das empresas envolvidas e principalmente, dos resultados encontrados pelo due diligence.
Agora que você já conhece, em linhas gerais, o que são as operações M&A e quais os cuidados necessários para implementação do processo, que tal obter auxílio de uma contabilidade especializada neste processo?
Conte com o suporte da Partwork Contabilidade!
Com mais de 25 anos de mercado, a Partwork é uma empresa que reúne profissionais altamente capacitados, estrutura com tecnologia de ponta e equipes multidisciplinares.
Temos tudo o que seu negócio precisa para a máxima eficiência em operações de M&A.
Entre em contato e converse com um de nossos especialistas. Por meio de uma análise pormenorizada de seu negócio, podemos elaborar soluções sob medida para seu sucesso.
Leia mais conteúdos em nosso blog e redes sociais!
Confira: Fusão e aquisição de empresas: processos e vantagens