A atuação de um conselho consultivo composto por experts de diversas áreas possibilita um tipo de visão estratégica abrangente.
Desde setores operacionais, cultura e valores, alcançando aspectos de planejamento tributário.
A partir de mapeamentos, análises e diagnósticos externos e multidisciplinares, toda estrutura da sua empresa é avaliada de maneira crítica.
Desse modo, a importância dos conselhos consultivos é a de se posicionarem como estruturas complementares e parceiras na gestão de sua empresa.
Mas, o que é um conselho consultivo e quais as atividades que desempenha? Além disso, qual a sua importância no cotidiano gerencial de sua empresa.
Pensando em te auxiliar a entender mais sobre esse assunto, desenvolvemos este artigo com o objetivo de esclarecer dúvidas e possibilitar decisões mais assertivas na sua empresa.
Boa leitura!
Quais as atividades desempenhadas por um conselho consultivo?
Para entendermos quais as atividades são desempenhadas por um conselho consultivo é necessário primeiro compreender uma empresa como uma estrutura multifacetada.
Independente do porte da empresa ela deve ser gerida de forma a contemplar vários âmbitos operacionais. Isto é, desde a implementação de códigos de cultura às estratégias para aumento no valuation do negócio.
Ou seja, uma gestão eficiente considera vários aspectos da existência e funcionamento de uma organização. Neste aspecto, contar com um time de experts em áreas específicas é fundamental.
O conselho consultivo é uma estrutura adicional à empresa, composta por indivíduos com trajetórias profissionais e saberes que se complementam, atuando no assessoramento das atividades do negócio de modo a otimizar ganhos e controlar riscos.
Conforme a demanda da empresa, um time de especialistas se reúne com o quadro societário para apresentar as avaliações setoriais e aconselhar na adoção de práticas gerenciais mais assertivas.
Como exemplo,imagine um conselho consultivo composto por experts em BPO financeiro, B2B, marketing e cultura organizacional. Provavelmente este conselho consultivo será capaz de avaliar a empresa desde a sua cultura até o regime tributário adotado.
Quanto mais qualificado for o conselho consultivo melhor será a avaliação da empresa. Isto devido à maneira como funciona um conselho consultivo. Mapeando, analisando e diagnosticando desde gargalos a potenciais de expansão.
Leia também sobre o que é compliance e sua presença no cotidiano das empresas.
Ou seja, o conselho consultivo é um estrutura complementar, multidisciplinar e qualificada que atua com o objetivo de avaliar e apresentar diagnósticos recorrentes, possibilitando tanto um direcionamento mais assertivo quanto maior eficácia nas operações da empresa.
Mas, qual a importância do conselho consultivo na gestão de sua empresa?
A importância do conselho consultivo para sua empresa
Como estrutura complementar e parceira na gestão e avaliação de sua empresa, um conselho consultivo possibilita benefícios objetivos e reais para as organizações que adotam essa modalidade consultiva.
Capaz de diagnosticar, de maneira ampla e ao mesmo tempo setorial, o conselho consultivo apresenta um olhar a partir de uma perspectiva externa à estrutura organizacional da empresa.
Desse modo, é capaz de indicar pontos ou considerar aspectos até então tidos como assertivos ou corretos pelos gestores ou sócios e que, ao contrário, necessitam de alteração.
Por não compor o organograma da empresa, o conselho se posiciona num ponto de vista privilegiado. Ao mesmo tempo que se coloca como parceiro e agente de transformação, também se apresenta imparcial e crítico.
No cotidiano gerencial e societário das empresas, a transparência das informações e assertividade dos dados impacta diretamente na elaboração de estratégias eficazes.
É comum que os sócios de uma empresa, por mais que experientes e bem intencionados, não possuam um grau de expertise numa ou outra área. Por exemplo, em empresas cujos sócios são médicos dificilmente se encontrará um especialista em direito tributário.
Por este e outros motivos entende-se a importância da ação de um conselho consultivo em sua empresa. Tanto pela perspectiva multidisciplinar quanto pela visão externa e imparcial.
Veja alguns exemplos de áreas de sua empresa que podem ser contempladas com a atuação de um conselho consultivo:
- Contábil, tributária e fiscal;
- Trabalhista;
- Marketing e marca;
- RH e cultura organizacional;
- Inovação e tecnologia.
Leia também sobre planejamento tributário para startups
Estes setores se relacionam de maneira integrada no cotidiano de sua empresa. Contar com um time de especialistas multidisciplinares cooperando com a sua gestão possibilita que essas relações sejam melhor compreendidas.
Conheça mais sobre a Partwork Contabilidade!
Um conselho consultivo demanda expertises múltiplas alinhadas com o propósito desde a reversão de cenários negativos até a consolidação de processos positivos.
Implementados como estruturas complementares e de natureza consultiva, este tipo de modelo de conselho multidisciplinar contribui com a geração de dados, apuração de resultados e elaboração de planejamentos.
A Partwork se coloca como uma parceira comprometida com os resultados de seus clientes. Por isso temos como valores fundamentais a honestidade, responsabilidade e ética.
Entre em contato conosco e acesse o nosso blog para mais conteúdos pertinentes.