Gerir uma empresa envolve estar em dia com uma série de compromissos para não entrar em desacordo com o governo.
Desse modo, é preciso cumprir com uma série de obrigações fiscais. No entanto, isso não é uma tarefa simples, afinal, o Brasil é o segundo país que mais tributa suas empresas, além de possuir altas taxas de pagamento de imposto.
Isso pode fazer com que empresários se confundam com os pagamentos e processos necessários e fiquem irregulares.
No entanto, isso pode trazer diversos problemas para os empresários, uma vez que os juros pelo não pagamento podem ser altos e colocar a empresa em desequilíbrio financeiro.
Dessa forma, é preciso que empresários tenham todo o suporte necessário para lidar com as suas questões fiscais. Por essa razão, o serviço de consultoria fiscal tem ficado cada vez mais popular no mercado.
Para te ajudar a entender mais a seu respeito, preparamos esse artigo para você.
Tenha uma boa leitura!
O que é uma consultoria fiscal?
A consultoria fiscal é um serviço que tem como principal objetivo, colocar a empresa em conformidade com a legislação fiscal que incide sobre ela, bem como as normas e diretrizes impostas pelo Fisco.
Desse modo, esse serviço sempre busca deixar a sua empresa regularizada com as suas atividades.
A consultoria fiscal também tem um papel estratégico em diminuir os riscos operacionais do negócio, analisando seu financeiro e implementando ações para assegurar a boa saúde financeira do negócio e a diminuição de sua carga tributária.
Esse serviço também é crucial para empresas que já possuem problemas fiscais, isso porque ele trabalhará na regularização do negócio e posteriormente estruturando uma estratégia para evitar que a empresa volte a entrar nesses problemas.
Assim, o consultor responsável pelo seu negócio, irá atuar em diversas frente da sua empresa, como:
- Verificação dos procedimentos fiscais;
- Busca por incentivos fiscais;
- Otimização dos procedimentos fiscais da empresa;
- Providenciar registros e documentos fiscais;
- Elaboração de um calendário de pagamento de tributos;
- Análise e otimização do planejamento financeiro da empresa.
Como você pôde observar, a consultoria fiscal cumpre um importante papel na gestão da empresa. Mas afinal, como funciona uma consultoria desse tipo? Veja a seguir.
Leia mais em: Recuperação Tributária: conheça as possibilidades.
Como funciona uma consultoria fiscal?
Uma consultoria fiscal ajuda na organização dos setores administrativos e contábeis de uma empresa.
Tudo isso tornará a sua empresa mais assertiva no uso de seus recursos, além de garantir que ela esteja sempre em total conformidade com os seus compromissos. Para isso, o profissional irá buscar sempre manter um equilíbrio entre os objetivos do negócio e os tributos da empresa.
Para isso, ele irá desenvolver um trabalho em algumas etapas, veja a seguir:
Coleta de informações
O primeiro passo de uma consultoria fiscal é coletar todas as informações necessárias para que a empresa coloque o seu setor fiscal em dia.
Nesse caso, são analisados desde o balanço, guias de impostos, demonstrativos de caixa, documentos de compra e venda e quaisquer documentos que sejam relevantes para análise de regularidade da empresa.
Análise de dados coletados
O segundo passo de uma consultoria fiscal em sua empresa, será organizar todos os dados coletados no primeiro passo, é separá-los em dados financeiros, tributários e fiscais.
Esse ponto será fundamental para a organização da empresa, uma vez que dará um panorama visual completo do estado da empresa.
Identificação de oportunidade e problemas
Com todos os processos organizados e as análises feitas, o consultor conhecerá a fundo a situação da empresa de modo a identificar os problemas que a empresa tem perante ao Fisco.
Com isso em mente, deverá ser criado um planejamento que tem como principal objetivo colocar a empresa em conformidade fiscal, ou em caso de empresas que estão começando, implementar ações que impeça ela de entrar em problemas.
Como você pôde observar, com a consultoria fiscal seu empreendimento tem uma ferramentas que permite o conhecimento profundo de suas necessidades financeiras e fiscais, além de possibilitar uma série de outros benefícios.
Quais os benefícios de contratar esse serviço?
Investir na contratação de uma consultoria fiscal traz segurança e assertividade para o operacional da sua empresa.
O principal benefício desse serviço está na otimização de seus gastos tributários. Um consultor fiscal irá conhecer o seu setor fiscal e tributário, com isso ele conseguirá trabalhar em formas de diminuir o seu pagamento de tributos.
Isso a partir de ações como enquadramento tributário e melhora no pagamento desses impostos. Nesse sentido, otimizando os impostos dessa maneira, sua empresa conseguirá economizar e investir em crescimento.
A análise fiscal permite uma economia de custos ligados a tributos, taxas e multas. Com isso, o seu lucro pode ser maior, afinal, um faturamento alto com custos tão altos pode levar ao desequilíbrio financeiro.
Como você pôde observar, uma consultoria fiscal é um serviço que potencializa os seus negócios nas mais diversas frentes. No entanto, para isso é preciso encontrar uma empresa contábil de confiança.
Conheça a Partwork!
Deseja uma consultoria fiscal e não sabe onde encontrar? Conte com as soluções da Partwork!
Somos uma empresa de contabilidade que busca oferecer as melhores soluções contábeis com agilidade e eficiência, buscando sempre um crescimento econômico e sustentável para nossos clientes.
Entre em contato e converse com nossos consultores! Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog para mais informações.
Aproveite para aprender mais lendo: CFO as a Service: conheça o novo serviço da Partwork para sua empresa.