Vantagens da consultoria financeira para empresas de TI

O controle financeiro de um negócio é um dos maiores desafios de qualquer empreendimento. O alto volume de rotinas, estratégias e obrigações financeiras tomam tempo e exigem conhecimento, sobretudo em setores complexos como o de TI.

Grande parte das vezes, entretanto, é comum que a correria do dia a dia e a rotina atribulada das empresas façam com que os empresários se foquem nas demandas urgentes e deixem de lado análises financeiras mais aprofundadas, como projeções e planejamento.

Como consequência, essas empresas acabam perdendo recursos, incentivos financeiros e oportunidades, e isso quando os resultados não são mais graves, como a realização de investimentos errados e até mesmo a aquisição de dívidas.

Como a consultoria financeira atua na empresa

A consultoria financeira é responsável peça análise financeira da empresa. Ela estuda os dados financeiros do negócio, fornecendo indicadores de desempenho que irão demonstrar os pontos a serem melhorados.

Assim, você consegue ter um controle maior das finanças e base real para tomadas de decisão mais assertivas. Além disso, o empresário tem mais tempo para se dedicar à parte operacional da empresa.

Benefícios da consultoria financeira para empresas de TI

Diagnósticos precisos

Ao contar com um time especializado, a consultoria financeira consegue traçar de maneira segura o diagnostico contábil e financeiro.

Mapeando os pontos críticos, a consultoria também ajuda a identificar e propor melhorias e ações.  Isso minimiza ou mitiga possíveis perdas e também é fundamental para as empresas que estão endividadas trabalharem a situação – que, aliás, é uma das principais causas de falência no Brasil.

Estudo de viabilidade

Todo o negócio tem um objetivo a ser alcançado, seja a curto, médio ou longo prazo. A consultoria financeira, avaliando a situação da empresa, vai estudar a viabilidade das metas do negócio.

Por exemplo, a consultoria vai analisar se os projetos estão de acordo com a realidade financeira, se é interessante fazer um empréstimo ou financiamento, ou então se é possível ou preciso economizar nos setores operacionais. No processo, também é analisado se a retirada de capital para determinado investimento pode prejudicar o negócio.

Redução de custos     

Um planejamento financeiro eficiente, realizado por uma consultoria, organiza o fluxo de caixa e ajuda na identificação de gaps, permitindo ao empreendedor entender como o dinheiro está sendo gasto e como é possível economizar de forma consciente e sem prejudicar a operação.

Além disso, contratar uma consultoria é bem mais econômico do que contratar profissionais especializados que, além de salários, trarão gastos com encargos trabalhistas, alimentação, espaço físico etc.

Acompanhamento de ações

Além do planejamento, as empresas podem orientar a empresa na execução dos projetos, norteando e fiscalizando a aplicação dos recursos financeiros.

A consultoria analisa se o dinheiro está sendo aplicado de maneira correta, e também o que pode ser feito para reduzir gastos e otimizar os lucros. Caso surja algum problema no caminho, também auxilia na busca por soluções.

E a sua empresa, já conta com todas as vantagens que a consultoria financeira proporciona? Converse com a PartWork!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.