Sete vantagens da contabilidade para empresas de TI

Mas, não é só para o cumprimento e recolhimento de tributos que a contabilidade é tão importante para os negócios de Tecnologia da Informação. Ter uma contabilidade eficiente traz inúmeros benefícios para esses negócios, como redução de custos, ferramenta para a tomada de decisão, entre outras vantagens.

O Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo. E manter todas as obrigações contábeis e fiscais em dia é um grande desafio para qualquer setor – inclusive para as empresas de TI.

Quer saber mais? Confira sete vantagens da contabilidade para empresas de TI.

Conhecimento do setor

O ideal para essas empresas é a contratação de um escritório que tenha expertise no setor de Tecnologia da Informação, já que este terá todo o conhecimento sobre leis e benefícios fiscais que são específicos do segmento.

Assim, o contador consegue identificar formas de reduzir os gastos e incentivos fiscais para empresas de TI.

Economia de tempo

As empresas de tecnologia passam por transformações constantes, que exigem dos empresários bastante dedicação à atividade do empreendimento. Com uma contabilidade eficiente, você pode focar a sua atenção total no know how do negócio e no crescimento da empresa.

Melhor gerenciamento do negócio

A contabilidade é fundamental para o gerenciamento eficiente do negócio, auxiliando na melhora da gestão administrativa e financeira, uma vez que ajuda o controle de caixa, prestação de contas, acompanhamento de processos e outros relatórios que são importantes para as empresas de TI.

Segurança nas questões trabalhistas

Os escritórios contábeis possuem setores de departamento pessoal que são responsáveis por questões importantes da empresa, como folha de pagamento, entrega do eSocial, e outras rotinas da área.

E é fundamental que as empresas se adequem e mantenham toda a documentação de acordo com as leis trabalhistas, o que evita desgastes e prejuízos financeiros com multas e processos. É bom para a empresa e para a segurança do trabalhador.

Planejamento Tributário

O contador é a pessoa mais indicada para realizar o Planejamento Tributário das empresas de TI. Ou seja, é quem vai buscar as melhores alternativas legais para que a sua empresa reduza os impostos. A escolha correta do regime de tributação (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real) gera uma economia considerável para as empresas do setor.

Competitividade

As tomadas de decisão são muito mais assertivas quando fundamentadas em dados claros e precisos de contabilidade. E, em um mercado competitivo como o de Tecnologia da Informação, ter relatórios gerenciais e entender a gestão dos recursos é essencial para garantir a competitividade.

Redução de custos com contabilidade para empresas de TI       

Ter um departamento contábil ou pessoal na própria empresa pode sair caro, com as despesas com encargos trabalhistas, espaço físico, entre outras. Por outro lado, a sua empresa tem responsabilidades contábeis, fiscais e trabalhistas que precisa cumprir.

Assim, ao contratar uma empresa de contabilidade, você economiza com contratação, treinamento e atualização de pessoal, já que a área contábil, assim como a de TI, exige atualização constante.

E a sua empresa, usa a contabilidade de maneira estratégica? Entre em contato com a PartWork e descubra como podemos ajudar o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.