Sete dicas para a sua empresa reduzir impostos

Reduzir impostos é necessidade e estratégia para as empresas que querem garantir uma boa saúde financeira e a sustentabilidade do negócio.

Você já fez as contas de quanto a sua empresa gasta com impostos? Independente do seu ramo de atuação, temos certeza que é bastante. A carga tributária brasileira é um problema enfrentado por praticamente todo o empreendedor, e não é para menos: além dos impostos, as empresas precisam arcar com diversas taxas, tarifas, contribuições e obrigações acessórias.

E em um cenário como esse, economizar impostos é muito mais que uma estratégia: é uma necessidade para as empresas que querem garantir uma boa saúde financeira e a sustentabilidade do negócio. E a boa notícia é que algumas atitudes ajudam a diminuir os impostos.

Quer saber mais? Confira sete dicas para reduzir os impostos na sua empresa.

Escolha o melhor regime tributário

No início de cada ano-calendário as empresas devem escolher o regime tributário, optando entre Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional.

Cada um deles tem vantagens e desvantagens que podem pesar e muito nas contas da empresa. Por isso, é fundamental realizar um Planejamento Tributário eficaz, que leve em conta todos os aspectos da empresa, faça as simulações cabíveis e mostre qual o regime será mais vantajoso para o negócio.

Aproveite os benefícios fiscais

O governo federal e estadual oferece isenções, abatimentos e deduções para diversas empresas e atividades.

Assim, o empreendedor deve ficar atento aos benefícios fiscais legais para reduzir a carga tributária do seu negócio. Por exemplo, existem benefícios referentes à recuperação de créditos tributários, como do ICMS, ISS, PIS/Cofins, imposto de renda, entre outros.

Faça uma auditoria de custos

A auditoria de custos faz uma revisão apurada de tudo que foi pago a título de tributos, com o objetivo de identificar possíveis erros de cálculo e de arrecadação.

Essa revisão pode identificar pagamentos a maior ou menor, cobranças indevidas ou duplo pagamento de impostos, podendo significar uma redução de custos bastante significativa para o negócio.

Localização

Muitos estados concedem isenção de impostos para as empresas que se instalam em seu território, sobretudo para indústrias. Por exemplo, em alguns estados é possível ter a isenção ou redução de ICMS, enquanto algumas prefeituras oferecem isenção total ou parcial sobre o IPTU e ISSQN.

Terceirize atividades não essenciais

Terceirizar as atividades não principais do negócio ajuda a reduzir a carga tributária. Afinal, quanto mais funcionários na folha de pagamento, mais obrigações e tributos.

Compensação para reduzir o IRPJ

Assim como no Imposto de Renda Pessoa Física, é possível conseguir deduções no IRPJ, Imposto de Renda Pessoa Jurídica.

Para isso, a empresa pode fazer a compensação dos valores retidos na fonte, como rendimentos de aplicações financeiras, remuneração de serviços como limpeza, segurança e propaganda, valores recebidos pela Administração Pública pelo fornecimento de produtos ou prestação de serviços.

Contrate uma assessoria contábil de confiança para reduzir impostos

Ter o conhecimento e o apoio de uma assessoria contábil de qualidade e de confiança é fundamental para qualquer negócio.

Contando com uma assessoria contábil de confiança você tem a certeza de que está escolhendo o melhor regime para o seu negócio, uma análise eficaz do balanço financeiro da empresa, o aproveitamento dos benefícios fiscais, além da certeza e tranquilidade de estar em compliance com o Fisco.

Que tal diminuir a carga fiscal da sua empresa? Converse com os especialistas da PartWork Associados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.