Seis dicas para colocar as finanças da empresa em dia

O ano ainda está no começo, e se você não fez o planejamento financeiro da sua empresa está na hora de colocar a casa em ordem, revendo os resultados, analisando as despesas, finanças, e estabelecendo metas para crescer.

Disciplina, foco em resultado, indicadores, muitos aspectos são importantes na hora de cuidar do planejamento do negócio. Quer saber mais? Confira seis dicas para colocar as finanças da sua empresa em dia

Separe as finanças pessoais e da empresa

Muitos empresários acabam misturando as despesas pessoais e as da empresa, o que é errado. Separe as contas, extratos e cartões pessoais e do empreendimento. Estabeleça um pró-labore para si e para os sócios, e não recaia nesse erro novamente – isso é importante para a contabilidade e também para a saúde do seu caixa.

Planejamento

O planejamento estratégico e financeiro é essencial para qualquer negócio. No entanto, embora essa seja uma dica óbvia, muitos empreendedores ainda pecam ao relegar a importância dessa ação.

O planejamento deve envolver as estratégias, plano de negócios, marketing, enfim, tudo o que envolve a rotina da empresa. Lembre-se que a ferramenta é vital para garantir que o futuro da sua organização seja mais tranquilo e renda resultados positivos.

Atenção ao fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o controle de tudo que entra e sai da empresa. É importante ter todos esses dados documentados e organizados, até mesmo para identificar onde pode estar surgindo algum problema financeiro e, consequentemente, tomar as medidas necessárias para acabar com o problema.

Acompanhar qual o saldo de caixa da empresa, assim como ter uma previsão de saldo para curto, médio e longo prazo é fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa.

Entenda as demonstrações financeiras

A contabilidade tem importância fundamental para a saúde financeira de qualquer organização. Assim, mesmo que você desconheça os termos técnicos, se aproxime da contabilidade e procure entender o que são e para que servem as demonstrações.

As informações que constam nos balanços patrimoniais e demonstrações de resultados são fundamentais para ajudar na gestão e na tomada de decisão do negócio.

Renegocie as dívidas

Se a empresa possui dívidas que estão além das suas possibilidades atuais, tente renegociá-las com uma condição que lhe permita estender os prazos, com parcelas que caibam no orçamento da empresa.

E cuidado antes de recorrer a empréstimo ou outras formas de crédito. Alguma delas, como o cheque especial, possuem juros muito altos, que podem resultar em um efeito bola de neve. Por isso, tenha cautela e atenção antes de recorrer a esses meios.

Conte com uma boa consultoria

Se você perceber que as finanças da sua empresa estão constantemente desorganizadas, considere buscar o auxílio de uma empresa de profissionais com experiência em consultoria de finanças.

Além do assunto finanças nem sempre ser a expertise do empreendedor, muitas vezes o gestor está tão envolvido na rotina da empresa que não consegue identificar o que está errado ou o que pode ser aprimorado. Já um especialista externo consegue ter uma visão mais acurada e crítica da situação.

Assim, muito mais que representar mais um custo para a empresa, a contratação de uma consultoria financeira deve ser vista como um investimento.

Em dúvidas, ou precisa de uma ajuda extra para controlar melhor as finanças da sua empresa? Saiba como a PartWork pode te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.