Quatro dicas para otimizar o Departamento Pessoal da sua empresa

A rotina do Departamento Pessoal de qualquer empresa conta com inúmeras tarefas, que exigem bastante dedicação da equipe, afinal, erros resultam em multas e penalidades.

E, para realizar a gestão das atividades do Departamento Pessoal de maneira eficaz, administrando as questões trabalhistas, financeiras e previdenciárias, é fundamental otimizar os processos do setor.

Quer saber como melhorar a rotina do seu DP, tornando-o ainda mais eficaz? Confira quatro dicas para melhorar o Departamento Pessoal da sua empresa

Mapeamento dos Processos

É importante mapear os processos do setor, observando quais as atividades realizadas, como elas são feitas, quanto tempo levam para serem finalizadas, quem são os funcionários responsáveis etc.

Assim, é possível identificar gaps como processos com etapas que poderiam ser melhoradas, investimentos necessários ou desnecessários, falta ou excesso de funcionários na equipe, entre outros pontos.

Documente as atividades do Departamento Pessoal

Documente todas as atividades do setor – contratação, demissão, licenças, férias. Esse é uma das principais medidas para organizar o departamento pessoal da empresa, encontrando possíveis inconsistências.

A prática também evita que documentos importantes sejam perdidos, impedindo assim que colaboradores percam tempo refazendo atividades ou procurando arquivos.

Folha de pagamento

A folha de pagamento é o trabalho que mais demanda tempo e atenção dos recursos humanos, já que não pode existir erros.

Assim, cabe ao gestor organizar esses processos, adotando métodos de trabalho que ajudem a elaborar a folha de pagamento, como o cálculo exato de horas extras, FGTS, INSS e benefícios, com calma e cuidado, evitando correria e erros na hora de fechar a folha.

Terceirização de tarefas

Muitas atividades do Departamento Pessoal podem ser terceirizadas, o que ajuda a otimizar os processos e ainda reduz consideravelmente as despesas, já que a empresa evita custos com contratações e encargos trabalhistas.

O gestor ganha ainda em produtividade, já que irá contar com equipes mais enxutas e focadas especialmente no core business do negócio.

Quer saber mais como reduzir custos e otimizar o seu Departamento Pessoal? Fale com a PartWork

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.