O Regime Tributário ideal para sua empresa

A escolha do empresário para o regime tributário que mais se encaixa ao perfil da sua empresa é importante, um erro neste momento pode ser prejudicial para a saúde financeira da mesma.

Regimes Tributários:
1) Simples Nacional: Para Micro e pequenas empresas são as únicas que podem aderir ao programa. O lucro dos empreendedores não pode ser maior do que R$ 4,8 milhões.
2) Lucro Presumido: O Imposto de Renda e a CSLL com base em um percentual que corresponde ao lucro da empresa são calculados
3) Lucro Real: Empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões e para determinadas atividades, como financeiras e negócios que recebam dinheiro do exterior.

Dúvidas e erros
O Simples Nacional não é uma obrigatoriedade para as empresas de pequeno porte. É necessário efetuar uma avaliação precisa da empresa para a adesão ao Simples Nacional. Com a ajuda de um contador para o microempresário fazer seus cálculos, e demonstrar um parecer favorável ou não ao Simples.

O Simples Nacional possui custo menores, conta com tributos fora o Imposto de Renda e o CSLL.

O Lucro Presumido conta com tributos maiores que o Simples, porém ainda possui custos baixos para quem investir neste regime, diferentemente do Lucro Real que conta com tributos mais altos e é a isso que o Empresário deve se atentar.

Os cálculos de PIS e Cofins pode ser alterado por conta da escolha entre o Lucro Presumido e o Lucro Real, neste caso procure um Consultor Contábil que possa refazer as contas e sua empresa não ter prejuízo.

Fonte: Portal Contábeis/Portal da Classe Contábil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.