Dicas: como advogados podem pagar menos impostos

Advogados podem pagar menos impostos? A resposta é sim! É possível reduzir os encargos tributários atuando totalmente dentro da lei.

Isso porque elisão fiscal nada tem a ver com evasão fiscal. Elisão é uma prática totalmente lícita para diminuir a carga tributária, muito diferente de qualquer sonegação.

Quer economizar na carga tributária do seu negócio? Veja nossas dicas e descubra como advogados podem pagar menos impostos.

Planejamento Tributário

O planejamento tributário tem como objetivo, dentro da legalidade, obter os menores tributos fiscais para a empresa. A partir dele, você identifica o melhor enquadramento para o seu negócio, assim como tem acesso a outros conhecimentos de extrema importância, como estrutura de capital, questões de recursos humanos, particularidades fiscais, entre outros.

Mas, atenção: para que o planejamento seja eficiente, é preciso contar com informações confiáveis, assim como uma contabilidade eficiente para fazer o trabalho de maneira eficaz e segura.

Regime Tributário

É fundamental a escolha correta do melhor regime tributário para o seu negócio: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. A escolha de um regime incorreto pode trazer grandes prejuízos para a empresa, com o pagamento de encargos muito maiores que o necessário.

Mantenha os impostos em dia

O atraso no pagamento de impostos pode resultar em uma série de encargos, além de multas e penalidades. Tenha controle sobre as datas de vencimento de suas obrigações.

Avalie a estrutura empresarial

Muitas vezes pode ser viável se juntar a outros advogados em uma mesma estrutura física. A tática pode ajudar na hora de reduzir os impostos pagos pelos escritórios de advocacia.

Auditoria Tributária

Muitas vezes os advogados acabam pagando mais do que devem ao governo, e é justamente aí que entra em ação a Auditoria Tributária. A estratégia consiste na recuperação de impostos e contribuições pagas indevidamente.

A auditoria faz um levantamento de todos os tributos pagos nos últimos meses, para analisar a possível existência desses créditos tributários.

Análise das alíquotas

Outra importante dica para advogados pagarem menos impostos é checar se a empresa ou profissional está pagando alguma alíquota a mais do que a exigida pela legislação sobre o produto ou serviço.

Faça uma análise para identificar se existem alíquotas pagas a mais, assim como as que poderiam ser reduzidas.C

Contabilidade especializada

Ter o suporte de uma empresa contábil especializada na área advocatícia pode ajudar e muito na economia de impostos. Uma assessoria contábil especializada conhece as particularidades do nicho, o que resulta em um atendimento mais personalizado, que atende por completo as necessidades do negócio.

E o seu escritório, pode estar pagando impostos a mais? Saiba como a PartWork pode te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.