Cinco dicas fundamentais sobre gestão de pessoas

Gestão de pessoas: aprenda a melhorar a liderança e o capital humano da sua empresa.

O capital humano certamente é o patrimônio intangível mais importante de qualquer organização. Por mais que tenhamos avanços tecnológicos,o sucesso de um negócio ainda está ligado diretamente a uma equipe de profissionais capacitados e alinhada aos objetivos da empresa.

A tarefa de gerir pessoas, no entanto, nem sempre é fácil. E quando os recursos humanos não são bem geridos, a empresa se depara com um quadro de alto turnover e de desperdício de talentos, o que leva a perdas de tempo, investimento e até mesmo competitividade.

Quer fugir desse problema e aprimorar a liderança e o capital humano da sua empresa? Veja cinco dicas fundamentais de gestão de pessoas.

Treinamento e capacitação

A área de RH das maiores companhias do mundo tem a cultura de investir em treinamentos, e não é à toa. Programas de capacitação, sejam eles técnicos ou motivacionais, podem destacar a empresa frente à concorrência.

Os cursos e treinamentos também são fundamentais para os colaboradores desempenharem seu papel de forma mais eficiente, além de potencializar a competência dos mesmos.

Ou seja, é uma relação win-win: ganha o funcionário, já que se sente mais valorizado pela empresa e tem suas capacidades desenvolvidas, e a empresa, que ganha com a capacitação e melhoria dos colaboradores.

Dê feedbacks

Incentive os gestores e líderes de departamento a realizarem reuniões de feedbacks.

É importante que os feedbacks sejam verdadeiros e objetivos, sem juízos de valor, apontando os pontos fortes, o que deve ser melhorado, e destacando o desenvolvimento e a evolução do funcionário.

Os líderes também precisam estar abertos e dispostos a receberem o feedback de seus liderados, para conhecer suas fraquezas, os anseios da equipe e ter um norte para modificar aquilo que não vai bem e aprimorar a própria liderança.

Crie avaliações para a gestão de pessoas

Da mesma maneira, as avaliações são importantes para mostrar os pontos fortes e fracos de cada um. Quando realizadas com determinada periodicidade e, principalmente, quando demonstram que os profissionais bem avaliados são reconhecidos, elas incentivam os colaboradores a se superarem.

As avaliações podem ser verticais (quando gestores avaliam a equipe), avaliação de perfil comportamental ou avaliação 360° (na qual gestores avaliam a equipe, equipe avalia gestor, pares se avaliam e auto avaliação). O importante é que sejam realizadas de maneira estruturada, com periodicidade.

Saiba delegar

Você não precisa se envolver em cada detalhe dos projetos. As atividades devem ser divididas de acordo com os pontos fortes e habilidades de cada um.

Assim, as pessoas saberão o que deve ser feito mesmo quando o gerente ou líder não estiver por perto. Isso estimula o crescimento pessoal,além de mostrar que você confia no trabalho da sua equipe.

Valorize os colaboradores

Sentir que o trabalho é valorizado pela empresa é fundamental para que o colaborador tenha satisfação no emprego. E um trabalhador engajado é mais produtivo e alinhado aos objetivos do negócio

Reconheça os trabalhos bem feitos, e comemore as conquistas!Se a sua equipe alcançou uma meta ou um funcionário fez um trabalho além do esperado, celebre o feito. Não precisa ser nada dispendioso ou extravagante.Você pode dar um bônus ou prêmio para aquele trabalhador que se destacou,promover um café da manhã ou happy hour com a equipe, ou até mesmo fazer um elogio formal, com cópia para toda a empresa.

Como é a gestão de pessoas na sua empresa? Quer desenvolver mais o potencial humano do seu negócio? A PartWork pode te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.