Entenda as fases do eSocial

O eSocial é um novo registro de empresas, que o Governo Federal elaborou para facilitar a administração das informações relativas ao trabalho, desde o empregador ao empregado, através deste sistema as empresas enviarão periodicamente, por meio digital informações sobre os trabalhadores para está plataforma.

Todas essas informações que eram registradas em papel ou outras plataformas online, serão registradas através do eSocial.

Na fase inicial são 4 milhões de empregados e cerca de 30 milhões de trabalhadores, os empregados devem encaminhar informações referentes a empresa apenas, como por exemplo, o cadastro dos empregadores e tabelas, o prazo se estenderá até 31 de Agosto

A partir do dia 16 de Julho eSocial todas as empresas do País, micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs) que possuam empregados, devem utilizar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

Para os MEIs, será criado um portal exclusivo e especifico para os microempreendedores Individuais, no dia 16 de Julho, de acordo com o Auditor do Trabalho José Maia.

A ferramenta do eSocial, o qual sua primeira etapa iniciou em 8 de Janeiro , para empresas com faturamento anual superior de R$ 78 milhões, encontra-se sendo implantada aos poucos, após isso os empregadores passarão a comunicar ao governo, de forma unificada, todas as informações dos empregados.

A segunda fase da implantação do eSocial é classificada em 5 fases:

  • Fase 1 – Julho/18 – Apenas informações relativas às empresas, ou seja, cadastro do empregador e tabelas.
  • Fase 2 – Setembro/2018 – Empresas passam a ser obrigadas a enviar as informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas, como por exemplo, admissões, afastamentos e desligamento.
  • Fase 3 – Novembro/2018 – O envio da folha de pagamento se torna obrigatório.
  • Fase 4 – Janeiro/2019 –  Substituição da GFIP (Guia de Informações à Previdência Social).
  • Fase 5 – Janeiro/2019 – Deve ser enviado os dados de segurança e saúde do trabalhador.

Fonte: Contábeis.

Veja também em nosso blog os grupos do eSocial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.